Perguntas Frequentes
1. Como devo proceder em caso de dúvida no valor da minha conta de água?
Você deverá comparecer à Central de Atendimento do SAAE, munido da sua fatura de água.
2. Como faço para solicitar um serviço ou abrir uma reclamação?
Através do /saaecaete.mg.gov.br/solicitacao/via telefone ou balcão de atendimento o consumidor pode registrar reclamações e/ou solicitar serviços, formal ou informalmente.
3. Os dados cadastrais da minha conta não estão corretos, como faço para corrigi-los?
Para a correção dos dados cadastrais entre em contato com o SAAE pelo telefone (31) 3651-5100 (31) 3651-3611 (31) 98799-2102 0800-2831161, HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 08h às 18h setor de atendimento.
4. Como colocar minha conta de água em débito automático?
O consumidor que deseja colocar sua conta em débito automático precisa se dirigir ao banco que deseja ser debitada a conta (vide bancos conveniados) e solicitar/preencher formulário de autorização de Débito em Conta para sua conta de água e esgoto.
5. Como tiro uma segunda-via de minha conta?
A segunda via da conta pode ser emitida diretamente pelo site. Para isso o consumidor deve estar munido de uma outra conta para informar a matrícula e ter acesso ao portal. Também pode solicitar através do telefone 0800-2831161 o envio da conta por e-mail, ou pessoalmente, na Sede Administrativa do SAAE. A emissão da segunda via feita pelo portal de serviços online e por e-mail não tem qualquer custo para o consumidor, porém a segunda-via emitida no escritório do SAAE possui cobrança conforme tabela de serviços vigentes.
6. O valor da minha conta aumentou muito. Por que isso aconteceu?
Algumas situações podem elevar o valor de uma conta de água. Verifique se alguma delas ocorreu em seu imóvel:
- Vazamento de água (veja aqui dicas de como verificar vazamento);
- Uso de água para a construção ou reforma;
- Aumento do número de pessoas no imóvel no período medido;
- Ceder água para terceiros;
- Cobrança de execução de serviços de meses anteriores;
- Lavagem de fachadas de imóveis ou de garagens;
- Molhar gramados, plantas e jardins;
- Troca de água de piscinas.
Se nenhuma destas situações aconteceram, procure o SAAE para maiores esclarecimentos.
7. Fazendo o pedido de religação hoje, quanto tempo demora para religar?
Uma vez quitados os débitos correspondentes, e realizando o pedido até às 16h30, a religação é feita no mesmo dia, se o corte for no cavalete.
* Quando o corte no fornecimento de água é feito na calçada, ou na rede, a religação será feita em 24 horas, a partir do pedido de religação, uma vez quitados os débitos correspondentes.
8. Qual a diferença entre ligação provisória e ligação definitiva?
A ligação provisória poderá ser solicitada quando o prazo previsto para o consumo for inferior ou igual a 90 dias, por exemplo: parques, circos e eventos públicos. A ligação definitiva é fornecida para o abastecimento por prazo indeterminado.
9. A ligação provisória pode ser prorrogada?
Sim, desde que o SAAE seja comunicado com antecedência sobre o pedido e que o interessado recolha a taxa referente aos dias a mais que utilizará os serviços do SAAEC.