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Perguntas Frequentes

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Perguntas Frequentes

1. Como devo proceder em caso de dúvida no valor da minha conta de água?

Você deverá comparecer à Central de Atendimento do SAAE, munido da sua fatura de água.

 

2. Como faço para solicitar um serviço ou abrir uma reclamação?

Através do /saaecaete.mg.gov.br/solicitacao/via telefone ou balcão de atendimento o consumidor pode registrar reclamações e/ou solicitar serviços, formal ou informalmente.

 

3. Os dados cadastrais da minha conta não estão corretos, como faço para corrigi-los?

Para a correção dos dados cadastrais entre em contato com o SAAE pelo telefone (31) 3651-5100 (31) 3651-3611 (31) 98799-2102 0800-2831161, HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 08h às 18h setor de atendimento.

 

4. Como colocar minha conta de água em débito automático?

O consumidor que deseja colocar sua conta em débito automático precisa se dirigir ao banco que deseja ser debitada a conta (vide bancos conveniados) e solicitar/preencher formulário de autorização de Débito em Conta para sua conta de água e esgoto.

 

5. Como tiro uma segunda-via de minha conta?

A segunda via da conta pode ser emitida diretamente pelo site. Para isso o consumidor deve estar munido de uma outra conta para informar a matrícula e ter acesso ao portal. Também pode solicitar através do telefone 0800-2831161 o envio da conta por e-mail, ou pessoalmente, na Sede Administrativa do SAAE. A emissão da segunda via feita pelo portal de serviços online e por e-mail não tem qualquer custo para o consumidor, porém a segunda-via emitida no escritório do SAAE possui cobrança conforme tabela de serviços vigentes.

 

6. O valor da minha conta aumentou muito. Por que isso aconteceu?

Algumas situações podem elevar o valor de uma conta de água. Verifique se alguma delas ocorreu em seu imóvel:

  • Vazamento de água (veja aqui dicas de como verificar vazamento);
  • Uso de água para a construção ou reforma;
  • Aumento do número de pessoas no imóvel no período medido;
  • Ceder água para terceiros;
  • Cobrança de execução de serviços de meses anteriores;
  • Lavagem de fachadas de imóveis ou de garagens;
  • Molhar gramados, plantas e jardins;
  • Troca de água de piscinas.

Se nenhuma destas situações aconteceram, procure o SAAE para maiores esclarecimentos.

 

7. Fazendo o pedido de religação hoje, quanto tempo demora para religar?

Uma vez quitados os débitos correspondentes, e realizando o pedido até às 16h30, a religação é feita no mesmo dia, se o corte for no cavalete.

* Quando o corte no fornecimento de água é feito na calçada, ou na rede, a religação será feita em 24 horas, a partir do pedido de religação, uma vez quitados os débitos correspondentes.

 

8. Qual a diferença entre ligação provisória e ligação definitiva?

A ligação provisória poderá ser solicitada quando o prazo previsto para o consumo for inferior ou igual a 90 dias, por exemplo: parques, circos e eventos públicos. A ligação definitiva é fornecida para o abastecimento por prazo indeterminado.

 

9. A ligação provisória pode ser prorrogada?

Sim, desde que o SAAE seja comunicado com antecedência sobre o pedido e que o interessado recolha a taxa referente aos dias a mais que utilizará os serviços do SAAEC.